27 de julho de 2017 as 10:49 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Merendeiras das escolas municipais de Tio Hugo participam de capacitação

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Vigilância Sanitária promoveu a 1ª Capacitação para Merendeiras das escolas municipais de Tio Hugo. A formação realizada no dia 20 de julho na sede do Polo UAB tem como intuito aperfeiçoar as boas práticas de manipulação de alimentos direcionados a merenda escolar. Além das funcionárias que trabalham nas cozinhas das escolas, participaram da atividade a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marilene Marquetti, a nutricionista do município Édna Gomes Quevedo e a fiscal sanitária municipal Viviane Granja.

Na ocasião foram entregues as profissionais responsáveis pela merenda a cartilha da merendeira, com todas as informações pautadas durante a capacitação. A fiscal sanitária Viviane Granja explica que a merenda escolar é à base do processo de aprendizagem, nela estão contidos todos os elementos nutricionais que possibilitaram melhor rendimento do aluno na sala de aula. “A merendeira desempenha papel de fundamental importância não só como colaboradora para melhoria da aprendizagem do aluno, mas também como agente condutora das técnicas adequadas para preparo da merenda e das informações sobre os bons hábitos alimentares”, destacou.

Ainda durante as atividades foram discutidos temas como as boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, procedimentos que devem ser adotados pelos serviços de alimentação para garantir a qualidade higiênico-sanitária da comida de acordo com a legislação sanitária vigente, armazenamento e acondicionamento dos alimentos, contaminação cruzada, doenças transmitidas por alimentos (DTA,s), tipos de contaminação, perigos escondidos em uma cozinha, entre outros. A capacitação foi considerada extremamente produtiva por todas as participantes, que puderam aprender dicas e instruções importantes que certamente irão agregar muito nas atividades de produção e manipulação da merenda escolar.