29 de maio de 2017 as 14:05 / Agricultura e Meio Ambiente

Comitiva tio-huguense realiza visita técnica em propriedade que atua na atividade de apicultura

Um grupo de trabalho formado pelo chefe do escritório da Emater em Tio Hugo Claudio Carvalho dos Santos, pelo engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente Osvaldo dos Santos Lima e pelo produtor local Marcelo Muller, visitou o município de Vale do Sol localizado na região de Santa Cruz do Sul. A visita técnica teve como objetivo conhecer uma propriedade rural que atua na atividade de apicultura com abelhas nativas sem ferrão. A comitiva tio-huguense foi recebida pelo produtor Cristiano S. Gabe, que apresentou a estrutura da sua produção de mel, explicando que as abelhas sem ferrão são insetos sociais que vivem em grandes comunidades e que a prioridade é sempre a preservação da espécie.

O chefe do escritório da Emater em Tio Hugo Claudio Carvalho dos Santos explica que essa atividade de apicultura possui muita importância no processo de polinização das plantas, possibilitando ainda a produção de mel de excelente qualidade. Além disso, a apicultura é importante para o fator ecológico, pois estão sendo registrados constantes desaparecimentos de abelhas e muitas espécies estão ameaçadas de extinção por destruição do seu habitat natural. Portanto, a criação de abelhas possui extrema importância na preservação ambiental. ”Alem das vantagens ecológicas é possível tirar proveito econômico desta iniciativa. O mel e o pólen armazenados por elas podem ser explorados pelo homem constituindo-se em uma ótima fonte de renda especialmente para os pequenos produtores de Tio Hugo. Esse foi o foco da visita. Observar de que forma a produção se constitui e utiliza-la como exemplo em nosso município”, relatou Cláudio.