Site da prefeitura de Tio Hugo oferece canais de comunicação do cidadão

O Portal da Prefeitura de Tio Hugo na internet oferece 04 canais de interação entre o Poder Público municipal e o cidadão, os quais possuem as mais diversas características, para deixar o cidadão cada vez mais próximo da Administração municipal.

O SIC

SIC – (Serviço de Informações ao Cidadão) – permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, através de um breve cadastro encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades ligadas ao Executivo municipal. Por meio do sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado no ato da solicitação, além disso, o cidadão receberá a resposta da sua demanda por e-mail; Através desse canal é possível entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas.

A Ouvidoria

A Ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode manifestar sua avaliação, positiva ou negativa, quanto aos serviços prestados pelo município, e ainda dar sugestões, pedir informações ou reclamar de algum serviço. Neste caso, o Ouvidor assume um papel de mediador entre o cidadão e a instituição, a fim de solucionar o problema sem que haja danos para ambas as partes. O objetivo principal é melhorar a qualidade do atendimento da Administração municipal de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.

Serviço ao Cidadão

É um espaço voltado para a solicitação de serviços. Nesta ferramenta o cidadão poderá solicitar serviços e pedir melhorias no nosso município, como por exemplo, recuperação de estradas, ruas, bueiros, incluindo também o serviço de máquinas e substituição de lâmpadas que constituem a iluminação pública, não sendo necessário o cadastro ou identificação do solicitante. O único item obrigatório no preenchimento da solicitação é um endereço de e-mail válido para o retorno da solicitação.

Avaliação das Secretarias

Essa ferramenta desenvolvida pela administração Municipal de Tio Hugo, possui como intuito oferecer ao munícipe a possibilidade de avaliar o trabalho que é desenvolvido por cada secretaria, além é claro, de dar as suas sugestões para que os serviços públicos prestados pela prefeitura municipal e suas repartições possam ser aprimorados cada vez mais. Torando assim o município um lugar cada vez melhor para se viver.

Investimentos em tecnologia:

Há um bom tempo a Administração municipal de Tio Hugo vem investindo em tecnologia para aproximar o munícipe da gestão pública. Nos últimos anos os investimentos que contemplaram essa área foram vultosos, e a comunidade pôde observar essa evolução de diversas formas, como por exemplo, a emissão de guias municipais, que podem ser impressas em sua própria residência, através de um computador. Além disso, atualmente o cidadão não precisa mais ir até a prefeitura solicitar algum serviço em sua rua ou no seu bairro. Agora é possível fazer tudo isso em sua casa, e na palma da sua mão. O site da prefeitura municipal de Tio Hugo possui suporte para smatphone; o munícipe consegue solicitar algum serviço ou informação, através do seu celular, ou até mesmo consultar dados referentes às finanças do município através do Portal da Transparência. Essa evolução rendeu bons frutos a Tio Hugo. Em 2015 o Poder Executivo municipal foi laureado com o prêmio “Boas práticas na internet e Transparência Web” do TCE – Tribunal de Contas do Estado. Essa conquista permanentemente celebrada serve para que a Administração municipal continue evoluindo, para se tornar cada vez mais transparente e próxima da comunidade.