03 de maio de 2017 as 13:15 / Administração, Planejamento e Finanças, Saúde

Secretaria municipal de Saúde realiza encontro de Hipertensos e Diabéticos

Na quarta feira 26 de abril foi realizado em todo o Brasil o dia D no combate a Hipertensão Arterial. Em Tio Hugo a secretaria municipal de Saúde promoveu um encontro especial com o grupo de Hipertensos e Diabéticos do município. Os palestrantes Vitor Claudio Perdoncini e Jonas Morais trouxeram a tona diversos assuntos referentes ao bem estar e a prevenção contra essas doenças, que em muitos casos avançam de forma silenciosa. Estar motivado, e determinado a adotar hábitos saudáveis de vida é fundamental para frear o desenvolvimento da hipertensão e da diabetes.

O prefeito Gilso Paz participou do evento. Em sua manifestação Gilso parabenizou a secretaria de Saúde de Tio Hugo pela iniciativa, que certamente será muito válida ao grupo de hipertensos e diabéticos. O prefeito ainda destacou a importância da prevenção, de se cuidar para evitar problemas no futuro. “Primeiro gostaria de parabenizar a secretaria de Saúde por realizar este evento, agradecendo de coração a participação de cada um de vocês que vieram até o ginásio para participar do encontro. Certamente as informações obtidas aqui serão extremamente importantes para o dia a dia de vocês, para que se previna a hipertensão e o diabetes, adotando hábitos de vida mais saudáveis”, enfatizou Gilso. A secretária de Saúde de Tio Hugo, Ana Lúcia Silva participou do evento, bem como parte da equipe de enfermagem e agentes de saúde do município. A presença do público foi satisfatória e importante, uma vez que atualmente a secretaria de Saúde atende 655 moradores de Tio Hugo que são hipertensos, número que representa 21% da população.  Este número está abaixo da média nacional, que fica na casa dos 24%, no entanto, a equipe de saúde tio-huguense quer reduzir o avanço dessa doença, e por isso atua em atividades preventivas.

Ao final do encontro, os palestrantes desenvolveram um suco utilizando frutas que atuam no bem estar e combate a pressão alta, ensinando os participantes a fazer. Além disso, foi servido um lanche aos presentes, que também receberam um estojo dividido em três compartimentos; manhã, tarde e noite, para que o paciente possa dividir e organizar os seus medicamentos controlados. A secretaria de Saúde de Tio Hugo agradeceu a participação de todos nesse encontro que foi um sucesso. Novas reuniões serão realizadas neste ano de 2017 reunindo hipertensos e diabéticos.