19 de dezembro de 2016 as 12:44 / A Cidade, Geral

Forte temporal castiga Tio Hugo

Por volta das 18:30 da tarde da terça feira 13 de dezembro, um forte temporal atingiu as comunidades de Linha Graeff e Linha Machado em Tio Hugo. A ventania que veio acompanhada de uma forte chuva e até queda de granizo durou menos de 5 minutos, e danificou dezenas de residências nas duas localidades, causando em alguns casos, a destruição total dos telhados das casas. Além disso, galpões e aviários também foram danificados pela força do vento; estradas vicinais e rodovias foram bloqueadas por queda de árvores, que também atingiram a rede elétrica, deixando as comunidades sem luz. O que se viu no final da tarde de terça foi um cenário assustador, que mais uma vez surpreende a todos pela devastadora fúria da natureza.

Os primeiros dados coletados pela Administração Municipal de Tio Hugo garantem que mais de 60 residências foram danificadas pela tempestade. Toda a equipe da secretaria municipal de Obras foi chamada para auxiliar na limpeza das estradas obstruídas por árvores caídas sobre as vias, e ajudar os moradores acometidos por este desastre, oferecendo lonas e instalando-as nos telhados arrancados pelo vento.

A comissão e o conselho municipal de Defesa Civil reuniram-se na manhã desta quarta feira para definir as diretrizes e ações que serão realizadas no auxilio as famílias, que reconstruirão o que foi destruído. Foram criadas equipes de trabalho que farão o levantamento conclusivo da situação das comunidades de Linha Graeff e Linha Machado, e posteriormente os trabalhos de recuperação serão iniciados. O prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller, ficou surpreendido com a intensidade da tempestade. “A força do vento quebrou, arrancou e torceu um grande número de árvores. O cenário de destruição é horrível. Felizmente ninguém ficou ferido. Pelo que podemos ver hoje, o pior poderia ter acontecido”, argumentou aliviado Müller.

Qual a explicação para esse fenômeno?

De acordo com as centrais de meteorologia, ainda não é possível precisar qual fenômeno atingiu a região, uma vez que os municípios vizinhos de Ibirapuitã e Mormaço também foram atingidos pela tempestade. O fator que causou a ventania foi a troca de massas causada pelo avanço de uma frente fria. O ar frio que estava avançando pelo estado se chocou com o ar quente que estava presente na atmosfera e matinha a temperatura acima de 30 graus. Essa transição causou ventos fortes e intensos em pontos isolados de todo o estado. O temporal que atingiu a microrregião foi isolado, porém, foi extremamente forte, com ventos que superaram facilmente a marca de 100 Km/h. Isso foi percebido diante do rastro de destruição deixado pelo temporal, com centenas de árvores arrancadas, cortadas e de casas e galpões destruídos.