07 de novembro de 2016 as 11:05 / Geral, Saúde

Outubro Rosa: Secretaria municipal de Saúde realiza visita informativa ao comércio

A secretaria de Saúde de Tio Hugo realizou nesta quinta feira dia 20 de outubro uma atividade especial relacionada ao Outubro Rosa. Servidoras da secretaria e profissionais da saúde visitaram o comércio local entregando lenços rosas e materiais informativos para as mulheres do município. Em um bate papo bastante descontraído as profissionais destacaram a importância do autoexame, uma vez que aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas. As mulheres mostraram curiosidade em relação ao autoexame, analisando o material informativo entregue pela secretaria. “A informação está a nossa disposição com muita facilidade atualmente, temos que estar atentas ao câncer de mama que é muito comum entre mulheres. Agradecemos o carinho da secretaria municipal de Saúde, os lenços são muito bonitos”, disse uma comerciante de Tio Hugo.

As mulheres que visitarem a Unidade Básica de Saúde de Tio Hugo ao longo deste mês de outubro também recebem atenção especial da equipe de profissionais, que procura através do diálogo levar informação e destacar a importância da prevenção contra o câncer de mama. “O diagnóstico precoce é vital para que tumores na mama sejam tratados com êxito. A secretaria de Saúde de Tio Hugo oferece a todas as mulheres amplo suporte, com encaminhamento de exames para diagnóstico e atendimento médico com acompanhamento sempre quando necessário. Portanto pedimos que as mulheres do nosso município nos procurem para realizarem os exames. A prevenção é a melhor forma de evitar e tratar com sucesso problemas de saúde”, disse a secretária de Saúde de Tio Hugo Denir Mühl.

Saiba mais sobre o Autoexame:

– De pé em frente ao espelho observe. O bico dos seios; superfície; o contorno das mamas.

– Ainda em pé na frente do espelho. Levante os braços. Observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.

– Deitada com a mão direita apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

– Deitada com a mão esquerda apalpe a mama direita. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

– No banho, com a pele ensaboada eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.