19 de maio de 2016 as 11:57 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Diretora do Procon municipal de Tio Hugo participa de simpósio em Caxias do Sul

A diretora do Procon de Tio Hugo Viviane Lando participou na última semana do “II Simpósio Regional de Direitos e Deveres dos Consumidores e Fornecedores e Novo Consumidor” no Personal Royal Hotel em Caxias do Sul. O encontro que busca fortalecer o sistema estadual de defesa do consumidor e tem como objetivo promover a educação para o consumo, o consumo consciente e à boas práticas por parte dos fornecedores, contou com a participação de diretores de Procons Municipais, do Procon RS e balcão do consumidor

Entre as pautas do simpósio esteve a implantação da Comissão Provisória para a criação da Associação Gaucha de Procons Municipais, que prevê também a integração dos Balcões de Consumidores. A comissão que conta com a participação da diretora do Procon de Tio Hugo Viviane Lando é constituída também por diretores de  Procons de diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul. Os membros da Comissão Provisória foram escolhidos pelos participantes de forma unânime e os eleitos foram: Jéferson Garibaldi, do Procon de Caxias do Sul, Ítalo Bromzatti, do Procon de Novo Hamburgo, Viviane Lando, do Procon de Tio Hugo, Marcia Moro da Rocha, do Procon de Santa Maria, e Rogério da Silva, do Balcão do Consumidor da UPF.

Esta iniciativa que obteve um avanço significativo neste ano está em pauta desde 2012 e contou com o diálogo permanente de diversos diretores de Procons municipais. Este passo a frente busca o fortalecimento do Sistema Estadual e Nacional de Defesa do Consumidor, e incentiva a criação de novos Procons, conforme destaca Viviane Lando. O estatuto social para criação da Associação Gaucha de Procons Municipais foi discutido e será previamente aprovado. A criação da associação visa assegurar que os Procons e os balcões do consumidor tenham o suporte necessário para garantir a efetividade da política dos direitos dos consumidores.