28 de setembro de 2015 as 15:56 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

Escolas municipais celebram a Semana Farroupilha em grande estilo

As escolas municipais de Tio Hugo promoveram uma programação toda especial para celebrar a Semana Farroupilha 2015. As iniciativas promovidas pelas direções das escolas em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Piquete Flores Goes e CTG Caminho dos Pampas tinham como intuito principal exaltar a tradição gaucha trazendo a tona valores como dança típica, verso e prosa, culinária e o tão tradicional e diário chimarrão, bebida presente no cotidiano da grande maioria dos gaúchos.

Além das diversificadas programações realizadas em cada escola, também foi promovido o café campeiro servido para todos os estudantes da rede municipal de ensino. Na terça feira dia 15 foi a vez dos alunos das escolas Frei Clemente, Lauretino Machado e Reinoldo Born, desfrutar de um excelente café campeiro com culinária típica gaúcha. Durante o encontro também foram realizadas apresentações artísticas promovidas pelos alunos.

Na quinta feira 17 foi a vez das escolas Antonio Parreira, Casemiro de Abreu e a Creche Municipal participarem do café campeiro. Desta vez a refeição foi servida na sede do CTG Caminho dos Pampas no Parque Municipal e também contou com apresentações folclóricas e a participação de autoridades do município como a do prefeito Verno Aldair Muller e de secretários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer as iniciativas surgiram com o objetivo de ilustrar para as crianças e adolescentes sobre o quanto é importante manter acesa a chama gaúcha na essência de cada um. Trazer a tona o passado, sem esquecer a origem e a história do nosso estado, um dos poucos do país que celebra a sua tradição em momentos especiais todos os anos, como na Semana Farroupilha, rodeios entre outros. O que ficou evidente foi que os jovens de Tio Hugo conhecem muito bem a história do estado, uma vez que a grande maioria dos estudantes participaram das celebrações pilchados como manda a tradição gaúcha.