20 de agosto de 2015 as 11:45 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Instalação do projeto de videomonitoramento avança mais uma etapa

A instalação do cabeamento óptico responsável pela transmissão de dados do programa de videomonitoramento já está concluída. Foram instalados aproximadamente oito quilômetros de cabos no município, os quais serão conectados as câmeras e a central de monitoramento que será implantada no prédio da Brigada Militar de Tio Hugo.

Em um primeiro momento, serão instaladas três câmeras de longo alcance, as quais estarão interligadas com a central 24 horas. A primeira situa-se na travessia da rua Rio de Janeiro com a rua Paraná em frente aos postos de combustíveis. A outra será instalada na saída da Rua Mato Grosso próxima a BR-386 e ao hotel Sou do Sul. A terceira será instalada na rua Cuiabá no bairro Progresso, junto ao parque municipal de eventos, onde estão localizadas a nova escola Antonio Parreiras, e a escola de educação infantil Arlindo Kerber.

De acordo com o prefeito de Tio Hugo Verno Aldair Müller, o sistema de videomonitoramento do município será constituído no total por nove câmeras de longo alcance. A conclusão deste projeto está prevista para 2017. “Serão investidos mais de R$ 400 mil na finalização do projeto de videomonitoramento. É importante ressaltar que o município irá investir com recursos próprios aproximadamente R$ 300 mil para a instalação das nove câmeras. Investimento expressivo, mas que vale a pena em se tratando da segurança dos cidadãos do nosso município”, enfatizou Verno.

Nesta primeira etapa que está próxima da conclusão foram investidos R$ 112 mil. O projeto é executado pelo Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí – COMAJA. Mais de 20 municípios de toda a região integram este projeto. O prefeito ressalta que o intuito principal é coibir a marginalidade com ações de monitoramento auxiliando o trabalho da Brigada Militar e das investigações policiais. “Este projeto possui extrema importância na questão da segurança pública, uma vez que as câmeras intimidarão a ação dos meliantes. Além disso, o fato do sistema estar interligado com a Brigada Militar também será fundamental nas investigações e nas operações para coibir a ação de marginais. Isso será benéfico para toda a comunidade para todo o comércio do município os quais foram extremamente favoráveis a adesão de Tio Hugo neste projeto”, finalizou o prefeito de Tio Hugo.