02 de setembro de 2014 as 10:07 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

Tio Hugo terá cartório de registros civis

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella (PDT), comemorou a aprovação, por unanimidade, na sessão plenária de terça-feira (26), da criação de uma serventia extrajudicial mista (cartório) no município de Tio Hugo.

Sossella destacou que há anos a comunidade de Tio Hugo possui esta demanda. “As pessoas precisavam ir a cidades da região, como Passo Fundo, para qualquer tipo de serviço desta natureza\\\”, disse. \\\”Com esta criação e, agora, a tramitação de todos os processos exigidos pela legislação, como concurso público para os servidores, sabemos que a população irá ganhar muito. Estamos felizes em podermos dar esta notícia ao prefeito Verno, que tanto lutou pelo cartório”.

O prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Müller (PDT), conta que há dois anos a administração municipal lutava pela instalação do cartório e agora comemora a aprovação pela Assembleia. “É uma conquista para a comunidade, garantindo acesso rápido sem necessidade de deslocamento para uma simples autenticação, por exemplo. Agora a população tem custo menor e agilidade no serviço”, afirma o prefeito, que buscou apoio constante do líder do Parlamento.

Além disso, Verno destaca que este pleito é uma conquista obtida através da parceria entre Poder Público e a Comunidade. “Quando iniciamos o processo, cerca de 500 pessoas da comunidade assinaram um abaixo assinado referendando a iniciativa da Administração Municipal pela importância de ter no próprio município a implantação de um cartório” finalizou ele.

Tramitações

O Projeto de Lei nº 123 2014, do Poder Judiciário, cria a serventia extrajudicial mista no município de Tio Hugo, pertencente à comarca de Não-Me-Toque (região Alto da Serra do Botucaraí). Cabe agora ao Juiz de Direito Diretor do Foro da Comarca de Não-Me-Toque, as providências administrativas para o cumprimento do disposto na lei.