22 de agosto de 2014 as 09:36 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Administração realizou a entrega de adubo aos beneficiários do Programa Leite Gaúcho

O município de Tio Hugo em parceria com o governo estadual promoveu mais uma iniciativa em prol do desenvolvimento rural.

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, o prefeito de Tio Hugo Verno Müller e o vice, Gilso Paz, juntamente com o secretário de Agricultura, Delcio Wiedthauper, realizaram a entrega de adubo químico aos mais de 100 beneficiários do Programa Leite Gaúcho de Tio Hugo.

O convênio é oriundo do processo de Participação Popular e Cidadã (Consulta Popular) de 2013, o qual visa à manutenção do Programa estadual Leite Gaúcho. Com a contrapartida do município foram investidos aproximadamente 103 mil reais na aquisição de adubo químico (Fórmula 8-25-20), totalizando em 85 toneladas, cerca de 1.700 sacos.

Para o secretário Delcio, esta ação teve como intuito principal melhorar as pastagens nas pequenas propriedades localizadas no município, bem como, recuperar áreas degradadas pela ação do tempo, e consequentemente fortalecendo a bacia leiteira tio-huguense.

Verno Müller ressaltou aos produtores que estavam presentes no ato de entrega, que nos últimos anos foram desenvolvidos diversos trabalhos em prol dos produtores rurais de Tio Hugo, como por exemplo, com o programa de correção dos solos, o de melhoramento genético, além da constante potencialização da patrulha agrícola mecanizada, a qual conta com cerca de 20 implementos que realizam trabalhos frequentes nas propriedades tio-huguenses. O prefeito ainda salientou que também foram auxiliados os produtores rurais que atuam em outras atividades, bem como as agroindústrias, produção frutífera e de verduras, e outras.

Os produtores receberam o adubo de forma gratuita, além do auxílio da patrulha agrícola, caso necessitarem. Além disso, conforme disse o secretário Delcio, os produtores contarão com a assistência técnica necessária para aplicação dos fertilizantes, através da secretaria e da Emater. “Trabalhamos em diversas frentes para atender todos os produtores rurais de Tio Hugo, independente da atividade que execute. E são através dessas inúmeras iniciativas promovidas pela Secretaria de Agricultura que fortalecemos o campo, evitando o êxodo rural e promovendo o desenvolvimento econômico do município”, finalizou.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Gilso Paz, em seu discurso fez questão de frisar que a prosperidade de programas como esse se dá através da parceria do município com os produtores rurais de Tio Hugo. “Esse programa possui extrema importância, pois beneficiou uma centena de produtores de leite do nosso município. Temos que valorizar também o empenho da administração municipal que mantém uma luta intensa na busca de projetos e programas, pois somos sabedores de que as conquistas só chegam ao nosso município porque vamos atrás, e trabalhamos de forma intensa para viabilizar programas com esse, e também o programa estadual de correção de solo, que atende produtores rurais de outras cadeias produtivas”, frisou Gilso.

Ao fim do evento, o prefeito Verno Muller afirmou que o desenvolvimento econômico é um dos principais eixos de atuação da atual gestão, e que o sucesso no campo refletirá de forma positiva na economia do município.