30 de outubro de 2013 as 09:37 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Aplicação correta e segura de agrotóxicos foi tema de curso aplicado pelo Senar-RS

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tio Hugo, através do SENAR-RS promoveu nos dias 21, 22 e 23 de outubro, o curso de Aplicação Correta e Segura de Agrotóxicos. O treinamento foi realizado na comunidade da Salete, no interior de Tio Hugo, e contou com a participação de 14 produtores rurais que moram nas proximidades da comunidade. Durante as aulas diversos itens foram levados em consideração, como manuseio e aplicação de agrotóxicos, calibragem do pulverizador, além do uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI.

O secretário de agricultura do município, Delcio Wiedthauper salienta que esse tema é importantíssimo, pois o uso de agrotóxicos de forma descontrolada e indevida pode causar sérios danos a saúde do aplicador, e ao meio ambiente. “Oferecemos cursos para que nossos produtores adquiram conhecimento sobre assuntos específicos. Esse tema deve ser tratado com cuidado, pois quando se trata de agrotóxicos todo o cuidado é pouco. Conhecer itens como dosagem, lavagem de embalagens e de que forma se proteger, são fundamentais para quem vive no meio rural”, disse Delcio.

O curso possui uma carga horária de 20 horas aula e foi ministrado pelo técnico do Senar-RS, Leandro Marcelo de Oliveira. O presidente da Câmara de Vereadores de Tio Hugo, Paulo Cesar Pereira, acompanhou momentos do curso, fazendo questão de alertar os produtores rurais sobre a importância de utilizar agrotóxicos da maneira correta. “Temos que agradecer a secretaria de Agricultura e o Senar-RS por promover esta capacitação. Todos sabem que a intensidade dos agrotóxicos e agentes químicos aumentou, e que uma aplicação indevida pode causar problemas ambientais e de saúde a quem está envolvido. Os produtores que participaram deste curso estão de parabéns pelo envolvimento, tenho certeza que todos aprenderam coisas que ainda não conheciam, saindo daqui com uma nova visão”, disse Paulo Cesar.