22 de agosto de 2013 as 11:33 / Administração, Planejamento e Finanças, Geral

AMASBI: Baixa na arrecadação preocupa gestores

Em encontro realizado na última sexta-feira, dia 16/08, no Clube Flor da Serra, em Fontoura Xavier, os gestores da região trataram sobre a baixa arrecadação dos municípios. Assunto universal entre todos, visto que o desequilíbrio econômico ocasionado pela situação preocupa os Prefeitos, principalmente no que se refere ao fechamento das contas no final do ano.

Durante a reunião mensal da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí, os prefeitos destacaram as inúmeras responsabilidades atribuídas aos municípios em relação aos baixos valores de receita.  A adoção de medidas urgentes, com a finalidade de refrear despesas foi elencada pelos prefeitos durante o encontro.

A AMASBI emitiu, nesta segunda-feira, dia 19/08, um documento com as sugestões de contenção de despesas e redução de gastos. Adoção de turno único, com data sugerida para esta terça-feira, 20/08, paralisação de todas as atividades  na quarta-feira, dia 28/08, com vistas a informação da região da atual situação estão entre as medidas adotadas.

Seguem ainda como alternativas de redução de custos a suspensão de horas extras, redução de despesas de viagem, veículos e maquinários. Redução e suspensão de auxílios e contratos, eventos culturais, esportivos, recreativos, além de diárias e atividades que não são de caráter emergencial.

O debate também norteou os administradores para a necessidade de informar a população sobre a situação de cada município e que as decisões serão para garantir a o fechamento legal das contas, seguindo as exigências da lei de responsabilidade fiscal. “As representações municipalistas estão em permanente debate com os governos a fim de equilibrar as receitas e a crescente atribuição de responsabilidades aos municípios”, afirmou o presidente AMASBI, prefeito de Tio Hugo, Verno Müller.

A reunião também contou com a apresentação e discussão do Programa RS Transparente, que trata sobre a implementação da Lei de Acesso à informação nos municípios e que depende de um trabalho sintonizado e integrado entre diversos setores.

Copa AMASBI 2013 – o assunto voltou a ser tema no encontro entre os prefeitos da região. Amplamente discutido na quinta-feira, dia 15, na sede da associação, entre os coordenadores de esporte, passa a contar com o incentivo dos prefeitos. A atividade será uma confraternização esportiva com data marcada para o dia 09 de novembro, sábado, no Parque das Tuias.