19 de agosto de 2013 as 15:20 / Agricultura e Meio Ambiente, Geral

Conferência Regional do Meio Ambiente do Planalto

Na última semana, foram realizadas na cidade de Passo Fundo, a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente de Passo Fundo e a I Conferência Regional do Meio Ambiente do Planalto. Foram debatidos quatro eixos temáticos, que são: Produção e consumo sustentáveis; Redução dos impactos ambientais; Geração de trabalho, emprego e renda; e Educação ambiental. O processo se iniciou com as conferências municipais, avançando para as etapas estaduais, seguindo para a nacional, em Brasília, onde as discussões serão ampliadas com propostas de estratégia.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente de Tio Hugo, Osvaldo dos Santos Lima, o objetivo do painel é inserir um processo amplo de participação e mobilização da sociedade. “A idéia deste painel é dialogar e reunir informações dos mais diversos setores, sobre a questão dos resíduos sólidos em Passo Fundo, que é uma grande cidade, e também na região”, completa.

Participaram do debate, representantes das cidades de Ernestina, Tio Hugo, Carazinho, Coxilha, Coqueiros do Sul e Passo Fundo, levando-se em conta o propósito de estabelecer uma responsabilidade compartilhada na questão de resíduos sólidos urbanos, envolvendo a região na discussão de temas como a reavaliação dos padrões de consumo, reciclagem de materiais, oportunidade de novos negócios com viés socioambiental e diminuição dos impactos ambientais.

Também foram escolhidos os Delegados que irão participar da etapa estadual, na qual serão definidos os representantes do Rio Grande Do Sul para a conferência.

Foram definidos os delegados do município de Tio Hugo; Representando o setor publico, Titular: Osvaldo dos Santos Lima e Suplente: Viviane Granja;  Representando a sociedade civil;  Titular: Rubens Walter Tatsch; Suplente: Waldemar Back.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Nélio Lúcio Fraga, destacou que o Estado estará apoiando os municípios na elaboração dos planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos e dos planos de coleta seletiva do lixo. “Serão realizados estudos de regionalização para viabilizar metas com proposta da erradicação dos lixões e capacitação dos catadores”, disse.