10 de junho de 2013 as 08:11 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

Pais vão até a escola para contar histórias de livros a alunos

A educação de uma pessoa é um dos principais alicerces que constituem a sua identidade perante a sociedade. A educação é constituída por um conjunto de valores que regem a conduta de cada cidadão. A escola serve como um espaço de ensino e aprendizagem, onde os estudantes adquirem conhecimentos e interagem em uma vida social. Porém, a base social e educacional de uma criança, vem do seu lar. Ou seja, da educação que ela recebe de seus pais e familiares.

Buscando essa aproximação entre pais, alunos e escola, a professora da Escola Municipal de Ensino Infantil Arlindo Kerber, Juliana Gehlen, criou o projeto “Ler é bom”. Os alunos levam obras literárias pra casa, para que seus pais leiam e os conte histórias, visto que a maioria dos alunos são crianças com menos de 5 anos de idade.

Na última semana, familiares dos alunos da Creche Municipal foram convidados a comparecer na escola, para participar do projeto Ler é Bom, contando uma história junto com seu filho para toda a sua turma.

De acordo com a coordenadora do projeto, a alegria das crianças em ter a mãe ou um familiar presente na escola, é muito grande. Além disso, isso motiva os alunos a levarem livros para casa, para que seus pais leiam e depois contem a história. “Eles aguardam ansiosos pelo seu dia. Pode vir a mãe, o pai, irmãos, avós, tios, enfim, é importante que venha alguém, pois reforça o interesse das crianças pela leitura, pelo aprendizado, e faz com que eles se sintam valorizados”. Salienta Juliana.

A participação dos familiares na creche municipal é semanal. Toda a semana um familiar de aluno é convidado para ir até a escola e contar uma historinha para todos.