29 de abril de 2013 as 15:35 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

FONOAUDIOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PARCERIA NECESSÁRIA

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Tio Hugo, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, iniciaram nos dias 09 e 10 de abril de 2013 na Escola Municipal de Educação Infantil Arlindo Kerber, o Projeto “Teste da Linguinha… para mamar, falar e viver melhor”, coordenado pela fonoaudióloga Francine Back. O principal objetivo do projeto é realizar uma triagem envolvendo as crianças da rede municipal de educação infantil de Tio Hugo, com a finalidade de avaliar o frênulo lingual, ou seja, se há indícios de crianças com Anquiloglossia.

A anquiloglossia conhecida popularmente como “língua presa”, se manifesta em crianças, que apresentam o frênulo lingual curto ou inserido muito próximo a ponta da língua, diminuindo assim a mobilidade da língua. Na maioria dos casos, traz implicações ao nível da alimentação e da fala como, dificuldades na amamentação, pela dificuldade de movimentar a língua para facilitar o padrão de sucção; alterações na mastigação, pela dificuldade de lateralizar a língua e movimentar o alimento, e ainda perturbações na fala, principalmente omissões e distorções nos fonemas que necessitam maior excursão da língua para sua produção.

A chamada “língua presa” é uma alteração comum, mas muitas vezes esquecida, ela está presente desde o nascimento e ocorre quando uma pequena porção de tecido que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do feto, permanece na parte inferior da língua, impedindo seus movimentos.

Segundo Francine Back, assim como existem o teste do olhinho, do pezinho e da orelhinha, para diagnóstico precoce de alterações que podem comprometer o desenvolvimento do bebê, a proposta do teste da linguinha, vem com o objetivo de diagnosticar as limitações dos movimentos da língua presa, que podem comprometer as funções exercidas pela língua, como sugar, engolir, mastigar e falar.

“Esse projeto será realizado em etapas. Sendo a primeira à entrega de folder informativo para os pais das crianças sobre a anquiloglossia. Em seguida serão realizadas as triagens (avaliação do frênulo lingual) e após o término das avaliações os pais serão informados sobre o resultado. As crianças diagnosticadas com anquiloglossia serão submetidas à nova avaliação fonoaudióloga, acompanhada pelo dentista Roberto Carlos Durigan na Unidade Básica de Saúde, e caso seja necessário, serão encaminhadas para realização da frenectomia lingual”. Salientou Francine.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Tio Hugo, recebendo o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, buscam a realização de um trabalho baseado na prevenção, impedindo assim, o surgimento de futuras alterações que possam vir a comprometer o desenvolvimento e as funções dos órgãos fonoarticulatórios das crianças matriculadas na Rede Municipal de Educação Infantil de Tio Hugo.

Tio Hugo investe nesta ideia!!