29 de abril de 2013 as 15:34 / Gabinete, Geral

Coordenadora do Procon de Tio Hugo, participa de treinamento em Porto Alegre

No dia 16 de abril, o Procon RS realizou um curso de capacitação, em sua sede em Porto Alegre. Os servidores do Procon Estadual, Luciane Disconzi e Márcio Pasquali, ministraram aulas, para sanar dúvidas, além de preparar os representantes dos Procons de várias cidades do estado, para utilizar as ferramentas do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SINDEC).

A servidora de Tio Hugo, responsável pelo Procon da cidade, Viviane Lando, participou do treinamento. Segundo Viviane, a capacitação oferecida pelo Procon RS foi de extrema importância para dar inicio a operacionalização do Software, que registrará todos os atendimentos e procedimentos ocorridos no Município de Tio Hugo.

“No ano de 2012, assinamos o termo de adesão ao SINDEC, só aguardamos a capacitação para dar inicio a utilização do sistema, que já está sendo operacionalizado no Procon Municipal de Tio Hugo” Salientou Viviane.

O que é o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SINDEC??

Este sistema (software de gestão de dados) integra os dados registrados pelos balcões dos Procons de todo o País que já aderiram ao SINDEC. Através desse sistema, quando o consumidor registra uma reclamação em um Procon Estadual ou Municipal já integrado ao programa, outros estados tomam conhecimento do seu pleito, permitindo assim acompanhar como o consumidor esta sendo tratado. O sistema também torna possível a formação de um CADASTRO NACIONAL, com dados que mostram os perfis dos consumidores, das demandas e das empresas reclamadas. A criação do SINDEC esta prevista na Lei que criou o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR em 1991, e atualmente esta na maioria dos estados integrados e em alguns municípios.