23 de janeiro de 2013 as 11:42 / Gabinete, Geral

Prefeito Verno Müller assume a presidência da AMASBI pela segunda vez

A Associação dos municípios do Alto da Serra do Botucaraí – AMASBI, já tem seu novo presidente para a gestão 2013.  Em assembleia Geral realizada nesta terça-feira (15/01), em Soledade, o prefeito de Tio Hugo, Verno Aldair Muller, foi eleito para dar continuidade aos trabalhos da entidade em prol do desenvolvimento regional e sucede o ex-prefeito de Alto Alegre, Daniel Morgan na presidência da entidade. No período de 2012, também assumiram a presidência da AMASBI, o ex-prefeito de Fontoura Xavier, José Flavio Godoy da Rosa, e recentemente, o ex-prefeito de Barros Cassal, Ivo Francisco Fachi.

A reunião também teve como objetivo a prestação de contas do exercício findo e também a discussão de assuntos de interesse regional, pois mesmo com a troca de alguns prefeitos da região, as bandeiras defendidas pela AMASBI em prol do desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí prosseguem.

No encontro, os gestores presentes debateram acerca de assuntos de interesse do Alto da Serra do Botucaraí. Em especial, foi apresentada uma relação contendo as principais atividades desenvolvidas pela AMASBI em 2012 entre elas: Luta pela instalação de uma universidade federal, duplicação da BR 386, implantação de um polo de inovação tecnológica, luta pela justa distribuição dos royalties de petróleo, consórcio intermunicipal de resíduos sólidos, programa estadual de redução das desigualdades sociais, coordenadoria regional de saúde, instalação do escritório regional da EMATER, ponto de atendimento do SEBRAE, além de participação em movimentos como a marcha dos prefeitos à Brasília, eventos da FAMURS e demais entidades municipalistas. No encontro a secretaria executiva da entidade, apresentou o andamento de algumas destas demandas aos prefeitos que assumiram o cargo neste ano, e que serão os responsáveis pelo monitoramento destas demandas até o ano de 2016.

Confira como está composta a diretoria da AMASBI para o ano de 2013: Presidente: Verno Aldair Muller (TIO HUGO); 1º Vice –Presidente: Danilmar da Costa (Nicolau Vergueiro); 2º Vice- Presidente: Luís Carlos Machado (Mormaço); Conselho Fiscal Titulares: Tiago Zanotelli (Fontoura Xavier); Paulo Ricardo Cattaneo (Soledade); Ademar Zanella (São José do Herval). Conselho Fiscal Suplentes: Airton Berté (Gramado Xavier); Clodoir Luciano Lago (Ibirapuitã); Jarbas Cagliero (Barros Cassal).

Ao se pronunciar após a eleição Verno destacou a importância da Associação para o desenvolvimento regional e pontou “Assumir como presidente, esta que é uma grande responsabilidade e um desafio, porém espero poder contar com a colaboração de todos os demais prefeitos, para que nossa região se fortaleça e com isso possa consolidar o plano de desenvolvimento do Alto da Serra do Botucaraí.” Verno ainda lembrou que muitas lutas dos municípios da região foram concretizadas, porém ainda existem diversos pleitos regionais que precisam de solução e por isso, precisam de uma posição firme e continua participação por parte da AMASBI.

Compromisso com a região

Verno assume com a responsabilidade de coordenar a entidade que congrega e representa atualmente os municípios de Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Nicolau Vergueiro, São José do Herval, Soledade e Tio Hugo, localizados no Norte do Estado do Rio Grande do Sul, somando uma população de aproximadamente 100 mil habitantes, distribuídos em uma área de 5.047,70 km².

Desde sua criação, a AMASBI tem participado ativamente em projetos que objetivam o crescimento regional, bem como o fortalecimento do municipalismo. A entidade tem atuado na representação regional através de reuniões, audiências e discussões com órgãos regionais, estaduais e federais, e no apoio a demandas locais dos municípios que integram a associação, pois um dos objetivos principais da entidade é a união e a soma de esforços para a concretização de resultados à todos os  municípios abrangidos pela AMASBI.

A próxima reunião da AMASBI será realizada no dia 22 de fevereiro, a partir das 14h, no Campus da UPF Soledade. No encontro está prevista a participação de integrantes do novo escritório regional da EMATER, para discussão de assuntos de grande importância para o setor primário da região. Conforme o novo presidente, a reunião trabalho será a oportunidade de discussão de demandas deste setor, que é de extrema importância para a economia regional.